De facto, o hábito ou o simples gosto de andar de bicicleta
tem vantagens para além destas aventuras dinâmicas. Entre essas vantagens
estão:
- Prevenir problemas de saúde;
- Preservar o ambiente;
- Manter o bem-estar e a qualidade de vida (ou melhorar);
- Diminuir o Stress no Trânsito e/ou depois no Trabalho;
- Reduzir o Colesterol e a Pressão Arterial;
- Ajudar a Controlar o Diabetes;
- Diminuir o Risco de Doenças Coronárias;
- Reduzir a Obesidade;
- Fortalecer e definir os Músculos Inferiores;
- Não lesiona o aparelho locomotor;
- Aumentar a capacidade Cardo-respiratória, fortalecendo
pulmões e coração;
- Alivia Tensões;
- Faz bem à mente, ao corpo e a todos que nos rodeiam.
~1º - Ceder a passagem aos turistas não motorizados;
2º - Abrandar ao aproximar-se de turistas equestres ou pedestres, passá-los com precaução;
3º - Reduzir a velocidade nas passagens sem visibilidade;
4º - Tome sempre em consideração a experiência já adquirida: se pouca, média ou bastante.
5º - Passar distante dos animais selvagens e não assustar os animais domésticos;
6º - Nunca deitar lixo para o chão, recolhê-lo num saco até ao próximo recipiente;
7º - Respeitar a propriedade privada; não entrar sem autorização; não destruir as delimitações e repor as barreiras depois da sua passagem;
8º - Aprender a viajar em autonomia absoluta; preparar o itinerário e prever o seu reabastecimento; saber reparar a bicicleta;
9º - Nunca sair sozinho para um percurso longo e indicar o itinerário aos que ficam.
10º - Saber, em qualquer ocasião, manter-se discreto, modesto e, sobretudo, amável.
11º - Quando em grupo, o número de praticantes não deverá em caso algum exceder o total de dez, devendo manter intervalos do mínimo de cinco minutos entre a passagem dos grupos.
12º - Minimizar todo o tipo de impacte ambiental:
2º - Abrandar ao aproximar-se de turistas equestres ou pedestres, passá-los com precaução;
3º - Reduzir a velocidade nas passagens sem visibilidade;
4º - Tome sempre em consideração a experiência já adquirida: se pouca, média ou bastante.
5º - Passar distante dos animais selvagens e não assustar os animais domésticos;
6º - Nunca deitar lixo para o chão, recolhê-lo num saco até ao próximo recipiente;
7º - Respeitar a propriedade privada; não entrar sem autorização; não destruir as delimitações e repor as barreiras depois da sua passagem;
8º - Aprender a viajar em autonomia absoluta; preparar o itinerário e prever o seu reabastecimento; saber reparar a bicicleta;
9º - Nunca sair sozinho para um percurso longo e indicar o itinerário aos que ficam.
10º - Saber, em qualquer ocasião, manter-se discreto, modesto e, sobretudo, amável.
11º - Quando em grupo, o número de praticantes não deverá em caso algum exceder o total de dez, devendo manter intervalos do mínimo de cinco minutos entre a passagem dos grupos.
12º - Minimizar todo o tipo de impacte ambiental:
- Escolher os trilhos de maneira a não estragar a vegetação ou o solo.
- Alguns exemplos: A chuva ou neve transformam um trilho em lama. A maneira mais fácil seria atravessá-lo, transformando-o num grande buraco no entanto deverá desmontar e passar cuidadosamente. Se uma árvore cai no nosso caminho, em vez de a contornar, criando assim um novo trilho, devemos desviá-la.
- Estas acções isoladas parecem pouco importantes, no entanto quando multiplicadas por todos, os efeitos podem ser nefastos.
- A prática do impacte ambiental mínimo é a filosofia do ciclo turista / utilizador da bicicleta de todo o terreno.
Outras recomendações:
- Usar sempre o capacete de protecção;
- Nunca perder de vista o companheiro que
segue atrás;
- Saber sempre localizar-se no mapa (com ou sem bússula).
- Saber sempre localizar-se no mapa (com ou sem bússula).
Cumpridos todos estes pontos o seu contacto com a
Natureza não será certamente prejudicial.
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